A Associação

Instituição sem fins lucrativos, a ACP tem basicamente duas finalidades: fazer avançar a causa da Psicanálise e dar assistência a quem a Psicanálise, como clínica, pode socorrer.

A ACP é uma associação aberta à comunidade. Dela pode participar, como associado, qualquer cidadão que deseje estudar e pesquisar a Psicanálise, seja em intensão (teoria, princípios e avanços), ou em extensão (aplicabilidade da psicanálise), seja em clínica ou em qualquer campo do saber humano.

A ACP abriga três graus de associados: optante, praticante e psicanalista.

O associado optante dedica-se ao estudo da psicanálise.

O associado psicanalista praticante, fazendo ou finalizado a sua análise pessoal, está determinado a pôr à prova seu desejo de ser psicanalista. A prática simultânea do estudo, da supervisão e dos estudos de casos lhe oferecerá parâmetros para refletir sobre a determinação de seu desejo. Os demais associados dão testemunho desse percurso.

É considerado associado analista da ACP o membro que, tendo feito sua formação, tenha passado pelo passe.

A ACP é um lugar onde os analistas e os que se interessam pela psicanálise podem realizar estudos sobre seus fundamentos teóricos, sua história, seus protagonistas, e sua clínica. Acima de tudo, é um lugar onde os pares testemunham o percurso dos demais.