A SUBLIMAÇÃO: DA SEXUALIDADE AO EROTISMO

Atividade 2º semestre | 2023
Coordenação: Regina Steffen
Semanal: terças-feiras, das 19h00 às 20h30
Início: 01/08/2023
Atividade On-line (via Zoom)

A sublimação foi pensada por Freud como um dos destinos da pulsão, tendo depois se tornado um mecanismo de defesa do ego diante da pressão pulsional recalcada.

Será Lacan quem avançará na exploração do território da sublimação, revelando a implicação estrutural desse mecanismo no destino da pulsão e na dimensão desejante da vida subjetiva.

Neste semestre, nos debruçaremos sobre a sublimação e nas muitas questões que este tema levanta sobre o final da análise, o desejo do analista, a relação da sublimação com o sinthoma, a transformação que a ela opera no objeto do desejo, e consequentemente, na estrutura desejante, enfim, sua implicação na transmissão da psicanálise e na (trans)formação do analista com a profunda repercussão que a sublimação tem na prática clínica.

Contamos com a participação de todos os associados da ACP nesta empreitada que sustenta a consistência da formação continuada, ao mesmo tempo que convidamos todos aqueles que se interessam pelo tema da sublimação a juntarem-se a nós. Sejam todos bem-vindos!

Confira a Resenha e Bibliografia.