Rua Emilio Ribas, 776 - Cj. 31 – Campinas/SP
Siga-nos:

Da Criança: Psicanálise, teoria e clínica

Imagem Ilustrativa

Essa atividade é uma parceria entre Associação Campinense de Psicanálise - ACP e NEPE – Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação.

É um curso livre, formativo, sobre a Psicanálise com crianças, desde a construção do aparelho psíquico, à constituição do sujeito (dividido) à configuração do falasser (aportes conceituais).

Carga horária: 3h mensais.
Período: 02 anos.

Psicanálise com crianças é Da Criança. A clínica psicanalítica com crianças emerge da observação do infantil no adulto. Assim, a ideia inicial é que, com uma educação psicanaliticamente orientada seria possível conduzir à solução da neurose no adulto. Dos atendimentos com crianças (por vezes, os familiares dos psicanalistas), chegou-se às possibilidades de escuta de crianças e mesmo bebês naquilo que as concerne, o contexto familiar. Assim, este curso objetiva transmitir a sustentação conceitual para o manejo teórico-técnico na infância, quando há um sofrimento que crie impasses ao devir sujeito. Esta é uma clínica que, de um lado, desvia-se do setting, com materiais diversos (brinquedos, brincadeiras, jogos, etc), mas que atesta profundamente que a Psicanálise é uma clínica que escuta o sofrimento e, assim, dá contornos de possibilidade quando algo não vai bem (Jerusalinsky, 2024). Desviada do setting, essa é uma clínica que se orienta pela constituição do sujeito, na amarração dos registros e no suporte às chances do sujeito que ainda não chegou – Clínica de composição (Jerusalinsky, 2011).

Estrutura do curso

Curso livre, online, com dois módulos. No Módulo I, dois anos de estudos conceituais, desde a obra freudiana até a obra lacaniana. No Módulo II, um ano de estudos teórico-clínicos, com ênfase na discussão de casos e na organização da estrutura de um caso clínico em Psicanálise, na forma da concepção para além dos diagnósticos. É possível cursar somente o Módulo I, mas o Módulo II implica o curso do Módulo I.

Módulo I – O Infantil na Psicanálise

Ano 1: Bases Conceituais em Freud e Lacan
março (aparelho psíquico), abril (sexualidade), maio (narcisismo), junho (metapsicologia)
agosto (estádio do espelho), setembro (três tempos do Édipo), outubro (alienação-separação 1), novembro (esquema R)

Ano 2: Da análise com crianças – o diagnóstico na escuta
março (Neurose – criança: sintoma dos pais), abril (Psicose e infância), maio (Autismo), junho (Impulsões e Agressividade)
agosto (Alterações da Aprendizagem), setembro (Alterações na atenção), outubro (Condutas e delinquência), novembro (Qual clínica para a infância?)

Requisitos de inscrição:

  • Análise pessoal há pelo menos 02 (dois) anos.
  • Prática clínica com crianças há pelo menos 01 (um) ano.
  • Estar em formação psicanalítica, conhecendo os conceitos fundamentais.

Informações da Atividade

  • CATEGORIA:Parceria ACP & NEPE
  • COORDENAÇÃO:Roberta Ecleide de O. G. Kelly
  • MENSAL (ANO 1):2ª Quinta-feira
  • HORÁRIO (ANO 1):18h às 21h
  • INÍCIO (ANO 1):12/03/2026
  • MODALIDADE:Atividades online
  • ANO 2:Vagas encerradas