O lugar de leitor dos Escritos é o que nos propomos ocupar nesta atividade. Nos motiva responder ao endereçamento de Lacan, que ao marcar seu percurso nessa coletânea de textos, nos leva nessa leitura à consequência de precisarmos colocar algo de nós mesmos.
Essa escritura semeia na sua leitura a fertilidade do campo lacaniano. As possibilidades dessa colheita são encorajadoras na formação de analista e sustentação da clínica, bem como no enfrentamento dos impasses sempre renovados do mal-estar na cultura.
Aos iniciantes e aos iniciados um convite a renunciar ao desencorajamento pela reputação do estilo lacaniano, que se lhe impôs seu endereçamento à formação de analistas.
Para saber da loucura como o limite da liberdade, continuamos nosso trabalho.
Programação 2026
Esse ano de 2026, iniciamos dando continuidade à leitura do texto, Formulações sobre a causalidade psíquica (1946), abordando questões de estrutura na loucura.
Dedicando em seguida nossa atenção sobre a negativa retomada na perspectiva lacaniana, e sua relação com a loucura, nos textos:
- Introdução ao comentário de Jean Hyppolite sobre a “Verneinung” de Freud (1954)
- Resposta ao comentário de Jean Hyppolite sobre a “Verneinung” de Freud (1954)
Passando então para dois textos fundamentais nos quais os recursos linguísticos, e as correspondentes subversões da linguagem e do sujeito, na escuta do significante na estrutura do discurso, iluminam a descoberta de Freud:
- A coisa freudiana (1955)
- A instância da letra no inconsciente ou a razão de Freud (1957)
Inscrições
Para inscrever-se solicite agendamento de entrevista.
Informações sobre valores e agendamento:
Telefone: (19) 3232-4278
WhatsApp: (19) 99452-6951
Informações da Atividade
- CATEGORIA:Leituras
- COORDENAÇÃO:Regina Moran
- QUINZENAL:2ª e 4ª Sextas-feiras
- HORÁRIO:11h às 12h30
- INÍCIO:13/03/2026
- MODALIDADE:Atividade online